Conceitos missionários

-Tema: MISSÃO


"Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra." Atos 1.8
-Introdução: O tema missão é muito importante e as vezes pouco discutido. Por quê é tão difícil falar de missão hoje? Porque as vezes ‘buscamos em primeiro lugar as demais coisas e queremos que o Reino de Deus nos seja acrescentado’ (Mateus 6.33).
Quando vemos as estatísticas de que morrem no mundo 234 pessoas por minuto, o que você pensa?Como posso saber se estou preparado para evangelizar? Com saber se tenho ou não um chamado missionário? Já se fez esta pergunta? Está preparado? Se começaram a entrar pessoas problemáticas ...o que faria?Muitos homens e mulheres pensaram que não estavam: Sara, Moisés, os espias, Gideão, Isaías, Jeremias... Mas DEUS CAPACITA OS CHAMADOS. O tempo todo Deus está nos preparando.Para testemunhar é preciso poder. Para ter poder é preciso do Espírito Santo. Sem o Espírito Santo não há poder e sem poder não conseguimos testemunhar.


Como se preparar para a Missão?

Vamos refletir sobre alguns conceitos acerca da missão:

1- Quem pode ser missionário?

Leia Romanos 10.9-15
Quem ainda não conhece a Jesus é um campo missionário e quem já tem Jesus é um missionário.
Quando aceitou a Jesus alguém foi ENVIADO, PREGOU para você, que OUVIU, CREU, INVOCOU e foi SALVO. Agora faça o caminho inverso.
A melhor coisa que já fizemos é entregar a vida a Jesus, mas depois é preciso entregar a vida para a obra de Jesus.

Os três imperativos de Jesus:
   VINDE: Mateus 11.28-30
   FICAI: Lucas 24.49 e Atos 1.4
   IDE: Mateus 28.19,20

Depois de receber a Jesus não para por aí, prepare-se por um tempo, prepare-se, receba o Espírito Santo. Com Paulo que após se converter preparou-se por dois anos e foi pregar.

2- Onde é o campo missionário?

Nos tempos de mídia gospel, qual seria o melhor modelo para um futuro missionário? O melhor modelo é Jesus Cristo, o missionário que foi enviado do céu. Ele nos mostra onde e como fazer missão. Quando saímos nas ruas encontramos muitas pessoas em bares, ônibus, escolas... sempre cheios e muitas igrejas vazias por quê?
Leia Mateus 9.35-38

Vejamos: Jesus praticou o IDE que ordenou?


Três simples atitudes missionárias de Jesus (nos verbos)
1- PERCORRER: a missão não acontece parado (Missão=míssil=enviado). Jesus não parava, era ativo.
Qual é o seu percurso diário? Qual o raio de espaço que anda? Jesus nos mandou ficar na Igreja?

2- VER: é preciso ver o campo. Jesus tinha visão.
O que você vê todos os dias? Quantas pessoas vê?
Porque às vezes não percebemos que são almas?

3- COMPADECER: Jesus sentia amor pelas pessoas, no amor está a base do poder (Gal.5.6). Como Pedro e João que olharam para o coxo e se compadeceram (Atos 3.1-8).
Quando começarmos a sair do nosso lugar e OLHAR pras pessoas e sentir AMOR pelas vidas aí vamos ver o poder de Deus agindo em nossas vidas.
Peça a Jesus pra te mostrar onde é o seu campo!

3- Como fazer a missão?

De três modos:

a) Evangelismo público: II Timóteo 2.2

Encontre uma forma de participar na comunidade e pregar publicamente nas praças, distribua folhetos, seja criativo para a missão. Promova eventos evangelísticos como Deus falou com Habacuque (2.2) para todo lerem “até quem passar correndo”.

b) Discipulado: II Timóteo 4.2

Das pessoas que pregar haverá alguém que você deverá acompanhar de perto. É a parte mais difícil do IDE, porque ir, pregar e batizar é fácil mas ensinar...
Hananias discipulou Saulo e ele se tornou um grande missionário. Talvez você não será um Paulo mas pode ser um Hananias.

c) Evangelismo pessoal: João 1.40-45

João 4 André 4 Pedro 4 Felipe 4 Natanael
Apesar de toda a tecnologia atual (rádio, jornais e TV) o evangelismo pessoal é a estratégia deixada por Jesus porque nele você sente vida, calor e TESTEMUNHO. Na igreja primitiva evangelizar era algo natural, todo crente era evangelista e missionário sem institucionalização.
PESCARIA de rede e de anzol. Com a rede é o evangelismo público e com o anzol é o discipulado.

CONCLUSÃO

I Coríntios 9.16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e, ai de mim se não anunciar o evangelho!
Essas palavras fazem sentido para sua vida?
Aceite o desafio de Jesus para você e cumpra sua missão.


SLIDE do estudo: O que é missão


eBook: Evangelização, Missão e Discipulado


Você está preparado para evangelizar?
Você sabe qual o seu chamado missionário?
Você tem discipulado vidas?
Já se fez estas pergunta? Está preparado?
O Objetivo deste livro é induzir a ação evangelizadora e não somente apresentar novas teorias. Vamos tratar sobre a Missão de forma geral e concluir com o Discipulado que é a forma mais completa de evangelizar.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp