EL ELYON: O Deus Altíssimo

nomes de Deus na Bíblia

Daniel 4.2 "Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo".

EL ELYON (אֵ֣ל עֶלְיוֹן)* aparece 53 vezes na Bíblia, a primeira vez em Gênesis 14.18, quando Melquisedeque apareceu a Abraão, descrito como "sacerdote do Deus Altíssimo".
ELYON, é uma designação de Deus como aquele que é maior que tudo e está acima de tudo, porque é Altíssimo. É um conforto para nós saber que somos pequenos e que mesmo diante de grandes problemas temos um Deus muito maior (Salmo 91.1).


O profeta Daniel viveu no maior império que o mundo já conheceu, o Babilônico e o rei Nabucodonozor se achava o mais glorioso rei, então construiu para adoração de sua pessoa o maior ídolo da história (30m X 3m). Ao se dirigir ao rei, Daniel falava de seu Deus e dizia: "Deus, o Altíssimo” ou “o Deus do céu”diferenciando EL-ELYOM dos outros deuses e colocando-O acima dos ídolos (Daniel 5.18).
Jesus embora humilde e vivendo em forma de servo (Filipenses 2.8,9), subiu e se assentou nos lugares celestiais nas alturas (Efésios 1.20,23) e com Ele nós também estamos nos lugares celestiais pela fé (Efésios 2.6).

Deus está acima de tudo em sua vida? Tem sido o seu EL ELYON?
Receba Jesus como Senhor e maioral em sua vida!

________________________
STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbetes 5943 e 5945.
Veja mais sobre: Os nomes de Deus

livro os nomes de Deus

E-book: Os Nomes de Deus 

Os nomes de Deus são expressões usadas pelo povo de Israel para se referir ao Senhor através de seus atributos e obras maravilhosas. Em cada fase da história do povo de Deus, aprenderam um pouco mais sobre a glória do Senhor e o chamavam por nomes que marcavam esse momento. Este estudo é um convite a se relacionar cada vez mais com um Deus que é tudo que precisamos e sempre se revela a nós com amor.

Adquira o e-Book

#pregacao #EstudoBiblico
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp