JEOVÁ MAKKE: O Senhor corrige

nome de Deus na Bíblia

Ezequiel 7.9 "Os meus olhos não te pouparão, nem terei piedade; segundo os teus caminhos, assim te castigarei, e as tuas abominações estarão no meio de ti. Sabereis que eu, o SENHOR, é que firo".


JEOVÁ MAKKE (יְהוָ֔ה מַכֶּה)* tem o sentido de correção ou disciplina, a palavra MAKKE aparece 501 vezes na Bíblia com suas variações. O significado literal da palavra MAKKE é ferir ou moldar. Isso nos faz entender que Deus nos corrige e nos molda até mesmo através de problemas e feridas.
O Senhor se revelou como JEOVÁ MAKKE através do profeta Ezequiel. O povo de sua época estava entregue à idolatria e o Senhor permitiu recair sobre eles as conseqüências de suas obras com o objetivo de corrigi-los (Ezequiel 7.9).
Davi também teve essa experiência, foi disciplinado por Deus quando pecou e se arrependeu dizendo: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado e o coração compungido” (Salmo 51.17). Uma das histórias mais reveladoras da ação de Deus em sua ira e misericórdia, foi quando Davi fez o censo, que aborreceu ao Senhor e Deus lhe ofereceu três castigos que poderia receber, então Davi escolheu cair nas mãos do Senhor que é bondoso (2Samuel 24.18-25).
O objetivo de JEOVÁ MAKKE para nós é o arrependimento dos pecados, nos ensinando que Jesus foi ferido por causa das nossas transgressões (Isaías 53.4) e que o Senhor disciplina a quem ama (Hebreus 12.6). Por isso Jesus ao curar alguém, sempre dizia que "estão perdoados os teus pecados" (Marcos 2.5).

Será que estamos precisando de uma correção do Senhor? 
Jesus te perdoa de todos os seus pecados!

_________________________
STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbete 5221.


Veja mais sobre: Os nomes de Deus

livro os nomes de Deus

E-book: Os Nomes de Deus 

Os nomes de Deus são expressões usadas pelo povo de Israel para se referir ao Senhor através de seus atributos e obras maravilhosas. Em cada fase da história do povo de Deus, aprenderam um pouco mais sobre a glória do Senhor e o chamavam por nomes que marcavam esse momento. Este estudo é um convite a se relacionar cada vez mais com um Deus que é tudo que precisamos e sempre se revela a nós com amor.

Adquira o e-Book

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp