JEOVÁ (YHAWEH): “EU SOU”

estudo bíblico nomes de Deus

Êxodo 3.14 "Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros"

JEOVÁ (YHAWEH): “EU SOU”

JEOVÁ em nossas Bíblias vem traduzido como SENHOR (com todas as letras maiúsculas). É aquele que se revela em sua existência eterna. Escreve-se YHWH (יְהֹוָה) e não tem pronúncia, por isso  e também por respeito ao nome de Deus (Êxodo 20.7), os judeus não liam esta palavra no texto, mas faziam uma pausa silenciosa ou diziam Adonai, que significa Senhor.

O nome JEOVÁ ou JAVÉ significa literalmente “EU SOU”, aqui o Senhor está mostrando que ELOIM  é eterno, existe para sempre e também está se revelando, se apresentando ou se mostrando a nós quando diz: “EU SOU” (forma de iniciar uma apresentação: eu sou fulano...).
Deus se revelou a Moisés, aparecendo-lhe em forma de fogo na sarça ardente, como nuvem e coluna de fogo. Moisés conheceu a Deus! Quando perguntou a Deus qual o Seu nome, o Senhor respondeu: “EU SOU”. Moisés esperava ouvir um nome comum, mas Deus o surpreendeu dizendo que Seu nome expressa o que Ele é, dizendo (em outras palavras): ‘Eu sou eterno, e sou tudo o que você precisa’. Agora ELOIM não era apenas o Poderoso Criador, mas alguém que o povo conhecia e que andava no meio deles.
Deus se revelou plenamente à humanidade através de Jesus, que também se apresentava como ‘EU SOU’ (João 8.58), dizendo: EU SOU a Vida, a Verdade, o Caminho, a Porta, o Pastor, o Pão e a Água da vida, a Videira verdadeira...
O povo orava a JEOVÁ afirmando que ‘ELE É’ a solução de todo problema, acrescentando à frente do nome o pedido que tinham. Vejam: ‘Eu sou a cura’ (Jeová Rafá); ‘Eu sou a Paz’ (Jeová Shalom).
Hoje sabemos que não existe nome maior que o de Jesus (Atos 4.12), que tem o poder de atender às nossas orações (João 16.14).

Leia também o estudo: O GRANDE 'EU SOU'


Você tem reconhecido o Senhor como o “EU SOU”?
Jesus é tudo que você precisa para sempre!

________________ 

STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbete 3068.


Veja mais sobre: Os nomes de Deus


livro os nomes de Deus

E-book: Os Nomes de Deus 

Os nomes de Deus são expressões usadas pelo povo de Israel para se referir ao Senhor através de seus atributos e obras maravilhosas. Em cada fase da história do povo de Deus, aprenderam um pouco mais sobre a glória do Senhor e o chamavam por nomes que marcavam esse momento. Este estudo é um convite a se relacionar cada vez mais com um Deus que é tudo que precisamos e sempre se revela a nós com amor.

Adquira o e-Book

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp