Idolatria

-Tema: IDOLATRIA

"Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homemI Timóteo 2.5


Em nosso coração há um trono que só pode ser ocupado por Deus. A idolatria em seu sentido espiritual significa que Deus deixou de ocupar o lugar central na vida do homem, para ficar em segundo plano, pois Deus não divide sua glória com ninguém (Isaías 42.8). 
Idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19) por isso é tão comum em tantas culturas, mas é abominável para Deus porque através da idolatria o homem rejeita o Deus Criador em troca da criatura. 
O ser humano acredita mais facilmente em coisas visíveis do que em um Deus invisível (I Timóteo 1.17). Mas a verdadeira fé não vem pelo que se vê e sim pelo que se crê (II Coríntios 5.7 e Hebreus 11.1).

O que são ídolos?

Ídolo é qualquer objeto abominável aos olhos de Deus, muitas pessoas tem estes objetos e dizem ter só por ter entretanto o fato de ter em posse um destes ou simplesmente acreditar nestes objetos torna a pessoa participante da adoração aos ídolos pois ela estará aceitando o que aquilo representa. 


A palavra ídolo significa coisa inútil, detestável. Algumas considerações sobre a idolatria:

Deus abomina a Idolatria: Êxodo 20.1-5

A palavra de Deus proíbe ter, fazer, se encurvar ou servir a imagens. Seja de semelhança de coisas da terra ou do céu. Quando a pessoa conversa com uma imagem, canta, faz pedidos e promessas ele está adorando a esta imagem.

TIPOS DE IDOLATRIA:

De imagens: Isaías 40.18-20; Isaías 42.8; Isaías 45.20
A idolatria mais comum é a de imagens que representam divindades ou santos, que na verdade são considerados divinos por lhes atribuírem poderes que somente Deus tem.

Da natureza: Deuteronômio 4.16-19
Deus não admite nenhuma imagem, nem de sol ou de lua ou qualquer outra coisa que esteve nos céus, assim como de homem ou de animais que são da terra ou das águas. A astrologia é um tipo de idolatria e adorar animais com fazem os hindus também é idolatria.

De pessoas: Atos 12.21-23
Devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Jesus disse que aquele que ama mais os seus parentes e amigos do que ele, não é digno de servi-lo (Mateus 10. 37). Colocar a mulher, filhos ou amigos, acima de Deus é uma forma de idolatria. Também fanatismo de time de futebol, partido politico, religião, artistas da TV ou cantores é idolatrar. Na verdade a imagem mais adorada pela humanidade hoje é a si próprio (hedonismo).

De coisas: Mateus 6.24

Animismo é a crença de que um objeto tem poder de fazer algo.
O dinheiro é o objeto mais idolatrado que existe, mas a Bíblia diz que “... a avareza... é idolatria” (Colossenses 3.5).
Precisamos aprender a perder o amor por coisas e objetos, principalmente o dinheiro (I Timóteo 6.7-10).

Consequências da idolatria: Apocalipse 22: 15

A pior consequência da idolatria é a pessoa se tornar inútil como o ídolo, ser cego, surdo e mudo espiritualmente (Leia: Salmos 115.2-8).
A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus, então idolatria é pecado de desprezar o próprio Deus.

O que fazer com as imagens? Deuteronômio 7.25,26

Destruí-las, sem aproveita nada é o que a Bíblia manda fazer terminantemente.

O que tem atrás dos ídolos? I Coríntios 10.14–21

Demônios enganam até os religiosos através da idolatria, e prova disso é o sincretismo, ou seja, no catolicismo o santo tem um nome e nas religiões afros (candomblé, umbanda, quimbanda) tem outro. Confira esta lista:

• Exu - Santo Antonio
• Ogum - São Jorge
• Oxossi - São Sebastião
• Xangô - São Jerônimo,São João Batista, São Miguel Arcanjo
• Iemanjá - Nossa Senhora dos Navegantes
• Oxum - Nossa Senhora da Conceição
• Yansan - Santa Bárbara
• Omulu - São Roque, São Lázaro
• Obá - Santa Rita de Cássia, Santa Joana DArc
• Obaluaê - São Lázaro
• Nanã - Santa Anna
• Egunitá - Santa Sara Kali
• Oxalá - Divino Jesus Cristo, o Ser Cristalino
• Ewá – Santa Luzia
• Oxumaré – São Bartolomeu
• Ibeji – Santos Cosme e Damião


E outros....

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp