Pomba do Espírito

gif pomba batendo asas

João 1.32-34 “E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.”

Introdução: Os quatro evangelhos insistem em mostrar a pomba como símbolo do Espírito Santo (MT 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32) mostrando Sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Uma tradição Judaica traduz Gênesis 1.2 da seguinte maneira: “O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas”.
É também um pássaro que leva um símbolo do amor em cantares de Salomão vemos várias citações da pomba como sinal de carinho: ”Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste” (Ct. 5:12).
Uma característica interessante é que a pomba voa e está SOBRE quem pousa, o que significa que o Espírito Santo deve estar acima de nós e não abaixo. Nós devemos seguir e obedecer suas orientações.

   Para saber mais sobre o assunto, leia o estudo: Símbolos do Espírito Santo.

O Espírito Santo está sobre sua vida?

Vamos entender algumas situações em que o Espírito Santo se manifesta como pomba:

1- Santificação: Gênesis 8.8-12

A pomba era vista como um animal limpo e símbolo de pureza. Quando Noé soltou um corvo (ave de rapina que come carniça) ele não voltou provavelmente por que encontrou muita carniça boiando sobre as águas. Mas quando soltou a pomba, ela voltou.  E quando a soltou novamente, trouxe um sinal de esperança: um galho de oliveira que mostrava que as águas estavam baixando.
O corvo representa a pessoa que não está pura e sai e não volta por que se satisfaz com as imundícies do mundo.
A pomba representa o Espírito Santo na vida da pessoa que primeiro sai e volta para a Arca/Igreja não encontrando repouso no mundo, depois quando volta traz esperança de vida e então só voa definitivamente quando é conduzida totalmente pelo Espírito Santo.
Santifique sua vida para ser conduzido pelo Espírito Santo de maneira que quando sair por este mundo e não encontrar vida retorne para a casa de Deus e traga esperança até o dia que for totalmente capacitado por Deus para anunciar o evangelho.          
  

2- Dedicação: Lucas 2.21-24

A pomba também era ave usada no sacrifício (Lv 1.14), por isso quando Jesus nasceu seus pais ofereceram por Ele “dois pombinhos”. Esta era uma oferta feita pelos pobres que não tinham como doar um cordeiro, então doavam pombos que poderia apanhar mais facilmente. Isso mostra que a família de Jesus era pobre e que mesmo os pobres, podem não ter nada, mas podem receber o Espírito Santo e doar o seu melhor para Deus.
Desde o nascimento de Jesus foi dedicado a Deus e consagrado com o sacrifício de dois pombinhos como símbolo da manifestação do Espírito Santo em sua vida.
Ao dedicar nossa vida em louvor e sacrifício de rejeitar o pecado e servir a Deus e ao próximo, a pomba do Espírito Santo estará presente em nossas vidas.

3- Humildade: Mateus 3.13-17

Mateus destaca a humildade de Jesus em aceitar ser batizado por João Batista. Isso é muito importante por que certamente uma pessoa orgulhosa mesmo dos dons espirituais não tem a presença do Espírito Santo.
Cristo falou da pomba como uma simbologia de simplicidade, dizendo aos discípulos para serem “símplices como as pombas” (Mt 10.16).
Certamente a presença do Espírito Santo na vida do cristão marca com amor e humildade. Busque para sua vida estes frutos do Espírito como mansidão, domínio-próprio, longanimidade, etc (Gálatas 5-22).

4- Preparação: Marcos 1.9-13

Marcos destaca que logo após a descida do Espírito Santo sobre Jesus ele foi para o deserto e enfrentou 40 dias de jejum e oração para vencer a tentação. Isso é para nos mostrar que mesmo quando recebemos o Espírito Santo devemos continuar orando, mortificando a carne e enfrentamos provações e tentações. Se até Jesus enfrentou sem merecer, muito mais devemos nós.
As lutas servem para nos moldar e nos ensinar a sermos mais humildes dependendo do Senhor em oração. Às vezes a pessoa fala ‘não estou preparado’, então se prepare por que se você não se preparar a escola se chama provação.
Mas o Espírito Santo nos prepara e capacita para enfrentar os desertos desta vida, resistir ao inimigo e sermos fiéis ao Senhor.

5- Oração: Lucas 3.21,22

Lucas destaca aqui duas coisas que devemos fazer primeiro: o batismo com água e a oração. Isso significa arrependimento dos pecados e vida de busca incessante em oração. Não existe forma diferente dessa. Primeiro precisamos de arrependimento e oração para depois receber o Espírito Santo.
Procure ter uma vida de oração e como consequência imediata, como em pentecostes quando todos oravam, você receberá o Espírito Santo. Não existe outra fórmula a não ser a oração e o jejum para receber este poder.

Sinta o Espírito Santo pousar sobre você!

CONCLUSÃO

O Espírito santo quer pousar sobre nós como pomba, mas quer primeiro santificar nossas vidas, quer que nos dediquemos a Ele por inteiro, que sejamos humildes, nos prepara para as lutas e provações e isso só poderá se realizar com muita oração e jejum.  

   Para saber mais sobre o assunto, leia o estudo: Símbolos do Espírito Santo.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp