A voz do Senhor

Tema: ORAÇÃO

pregação sobre a voz de Deus

Salmos 29

Introdução: Vivemos em um mundo tumultuado de atividades e sons que se misturam numa verdadeira poluição sonora. No meio de tudo isso fica difícil reconhecer a voz de alguém nos chamando. Mas a voz de Deus é mais forte do que tudo que já pudemos ouvir. O Senhor fala no profundo do coração, além de nos fazer sentir ou ouvir o som de seu falar. Deus sempre fala conosco. Nós é que muitas vezes não estamos atentos para ouvir. 


Leia o estudo: As 7 formas de Deus falar.


O salmista Davi demonstra neste texto que vivenciou uma forte tempestade onde viu raios, trovões e chuva forte que fez enxurradas correrem, árvores serem derrubadas e animais se esconderem. Para alguém que viveu numa região deserta esta cena deve ter sido apavorante. Ainda assim, Davi sentiu o poder de Deus naquele fenômeno, comparando com a força da voz de Deus.

Você já ouviu a voz de Deus?

Vamos refletir no Salmo 29 como Davi descreve a voz de Deus e como devemos ser quisermos ouvir ao Senhor:

1- Para ouvir a voz de Deus é preciso: v.1-5

Deus quer falar com seus servos, mas estes precisam estar prontos a ouvir. Davi descreve o que é necessário para ouvir a voz de Deus:

-ENTREGA: “Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR glória e força” (v.1). Devemos entregar a Deus tudo o que lhe é devido como tributo merecido, nossas vidas pertencem ao Senhor.
-ADORAÇÃO: “Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade” (v.2). Quando adoramos a Deus estamos invocando a sua presença e então somos preparados para ouvir a sua voz.
-SENSIBILIDADE: “Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas (v.3). A voz do Senhor é agradável aos ouvidos e principalmente ao coração de quem é sensível a ouvi-lo.
-SUBMISSÃO: “A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade (v.4). Deus é o Senhor e merece nossa atenção, então devemos ser submissos ao seu falar como súditos que se calam diante do Rei.
-QUEBRANTAMENTO: “A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano (v.5). A dureza de nosso coração ou mente tem que ser quebrada para aprendermos a ouvir o Senhor.

Se você deseja ouvir a voz do Senhor precisa entregar sua vida a Deus para viver uma vida de intimidade com Ele (Salmos 25.14). Quando precisar ouvir o que Deus tem a te dizer, comece adorando e louvando ao Senhor. Com o tempo você vai se tornando mais sensível a perceber Deus falando em seu coração. Também precisará estar disposto a obedecer, tornando-se submisso ao que Deus te falar. Então você terá um coração quebrantado e disposto a ser sondado por Deus (Isaías 57.15).
Prepare-se para ouvir a voz de Deus!
                              

2- Quando ouvimos a voz de Deus recebemos: v.6-11

A mesma voz Divina que ordenou que tudo fosse criado, também nos abençoa e transforma nossas vidas. Quando Deus fala, Ele nos dá:

-ALEGRIA: “Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens (v.6). Ficamos contentes quando o Senhor fala conosco trazendo paz e consolo ao coração.
-PODER: “A voz do SENHOR despede chamas de fogo (v.7). O Espírito Santo nos enche de seu fogo e unção quando ouvimos Deus falar em nosso coração.
-TEMOR: “A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades (v.8). Tornamo-nos mais tementes a Deus quando ouvimos Deus falar nos ensinando o que devemos fazer,
-VIDA: “A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória! (v.9). Nossa vida se torna abundante ao reconhecer a voz do Senhor (João 10.10).
-REINO: “O SENHOR preside aos dilúvios; como rei, o SENHOR presidirá para sempre (v.10). Um dos sinais do Reino de Deus em nossas vidas é ouvir as ordens do Rei dos reis.
-PAZ: “O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo (v.11). A voz de Deus traz alento a nossa alma e paz ao coração.

A consequência de ouvir a voz do Senhor é receber alegria em seu coração, além de ser fortalecido pelo poder de Deus que se manifesta no seu falar. Então ficamos cheios de temor a Deus passando a viver conforme a vontade do Senhor que vem reinar em nosso coração nos trazendo sua paz.
O melhor prazer que existe é ouvir a voz de Deus!

Deus está falando com você!

CONCLUSÃO

Deus fala no meio da tempestade. Como Davi conseguiu sentir a presença e ouvir a voz de Deus no meio do temporal, assim também temos o conforto de saber que quando estamos em tribulação, Deus fala ao nosso coração.
A voz de Deus está falando o tempo todo, mas só ouve quem está pronto a perceber o que é espiritual. Para quem já conhece como Deus fala, até em mínimas coisas consegue perceber a mensagem do Senhor. Este é um exercício que devemos fazer todos os dias, mantendo atenção a tudo que pode ser um recado de Deus.

Fique atento: Deus quer falar com você! 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp