A Ira

-Tema: ESTUDO BÍBLICO


Romanos 12.18-21
-Introdução:A ira é um sentimento ruim de indignação contra algo ou alguém que nos aborrece e a sentimos toda vez que lembramos ou vivenciamos um fato desagradável.

O que é ira?

Vejamos algumas considerações Bíblicas sobre a ira:
- Gálatas 5.20 – é uma obra da carne.
- Salmo 37.8 - devemos deixar a ira, que não é boa.
-Mateus 5.22 - não devemos nos irar contra o nosso irmão.
- Provérbios 22.24 - precisamos evitar o iracundo para não receber influências.
- Provérbios 15.1- a palavra dura provoca a ira, por isso é bom falarmos mansamente e quando ouvirmos uma palavra dura respondemos com brandura para desviar a ira de nós e do outro.
- Eclesiastes 7.9 - não podemos nos apressar em nos irar.
- Salmo 4.4 - irai-vos, mas não pequeis, pois muitas vezes temos razão em nos irar, mas como sabemos que é pecado devemos parar um pouco, pensar, acalmar e então agir para não ocorrer o risco de precipitar e pecar.
-Jonas 4.4 - é razoável a tua ira? Sempre que acontecer algo que pode nos provocar é bom primeiro perguntar a si mesmo: eu tenho razão em estar irado?
-Efésios 4.26-31- independente de termos razão ou não é importante lembrar “irai-vos mas não pequeis” e que não se demore em passar a nossa ira para não darmos lugar ao diabo, e entristecemos o Espírito do Senhor, pecando com palavras.
-Provérbios 14.17 e 30.33 - o resultado da ira é o pecado.
- Provérbios 19.19 - a ira sempre tem sua conseqüência e o seu castigo para podermos aprender a nos controlar.
- 1 Timóteo 2.8 - precisamos orar sem cessar e com ira não dá para orar a Deus corretamente.
- Tiago 1.19-21 - a ira do homem não opera justiça de Deus e não adianta querermos fazer justiça com as próprias mãos querendo resolver tudo sozinho que não estaremos fazendo o certo precisamos deixar tudo nas mãos de Deus.

Vejamos alguns exemplos de pessoas que se iraram:

Gênesis 4.5- Caim se irou contra seu irmão Abel e o matou;
- Números 20.10 e 11 – Moisés se irou contra o povo de Israel justamente e pecou contra o Senhor;
- 1 Samuel 20.30 e 31 – Saul se irou contra Jônatas e Davi tentando matara Davi por varias vezes.
- Daniel 2.12 e 13; 3.19 – Nabucodonosor se irou contra os sábios da Babilônia e quis matá-los e também se irou contra Misael, Azarias e Ananias aumentando o fogo da fornalha.
- Mateus 2.16 - Herodes se irou contra os reis magos e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia na cidade de Belém, querendo matar o Messias.
Todos estes são exemplos desastrosos da ira e é exatamente assim que acontece conosco, primeiro nos iramos, depois pecamos e depois vemos as consequências.
- Mateus 5.5 - “Bem aventurados os mansos porque herdarão a terra”. Nós cristãos precisamos aprender mais de Jesus que é “manso e humilde de coração” (Mateus 11.29) se quisermos herdar esta terra para o senhor e conquistarmos a Canaã celestial.

Ore ao senhor e peça a Ele que te de o fruto do Espírito da mansidão (Gálatas 5.22,23).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp