Um coração disposto para Deus

Tema: FIDELIDADE

coração páginas da bíblia 

“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” Esdras 7.10

Introdução: Esdras era um sacerdote que tinha “disposto o coração”, é o que diz o texto, mas o que seria ter um coração disposto? E para quê devemos dispor nosso coração?  Provérbios 4.23 diz Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”, precisamos cuidar do nosso coração para não desanimar por que O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração, o espírito se abate” (Provérbios 15.13). Nosso coração deve estar disposto para coisas importantes e não para coisas fúteis, pois Jesus disse que Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6.21). Ele amava tanto a Palavra de Deus que ele preservou textos do Antigo Testamento e foi o compilador do livro de Salmos, além de deixar seu livro escrito para nós.
Esdras estava muito disposto por que tinha algo muito importante para fazer, que era reconstruir a Casa de Deus. O Templo havia sido destruído e precisava ser reerguido. Era algo muito importante, por isso estava tão animado. Esdras não tinha apenas o coração disposto, mas o corpo também por que viajou 4 meses inteiros da Babilônia até Jerusalém (veja Esdras 7.9). Ele não desanimou e conseguiu completar a obra por que como ele sempre dizia “a boa mão do Senhor” estava sobre ele (Esdras 7.6, 9, 28; 8.18, 22, 31).


Seu coração está disposto?

Vamos aprender com Esdras, para que nosso coração deve estar disposto:

1- Disposição para Buscar a Lei do Senhor: v.10b

Naquele tempo em que Esdras estava tão ocupado trabalhando na reconstrução do Templo, poderia dizer que já estava fazendo algo para Deus e não se dedicar a buscar a Palavra do Senhor. Mas Esdras mais ainda se dedicou à Palavra de Deus por que seria seu sustento para a sua Missão. Ele tinha “prazer na lei do Senhor” (Salmo 1.2) e nela meditava “de dia e de noite”. Esdras sabia que como Josué, só seria bem sucedido se não se desviasse da Palavra de Deus nem para a direita, nem para esquerda (Josué 1.7) “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.8).
João Wesley dizia que os dias que tinha mais coisas para fazer eram os dias que precisava mais de oração, então se levantava ainda mais cedo para sua vida devocional e só então seguia com suas atividades.
A Palavra de Deus é no nosso Maná, nosso alimento, pois “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4). Precisamos ter fome e sede da Palavra de Deus.
Precisamos buscar a Palavra de Deus e agradecer por que “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração” (Romanos 10.8), sabendo que “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos” (II Timóteo 4.3) e isso já tem acontecido.
 Precisamos voltar à palavra de Deus e buscar enquanto se pode achar (Isaías 55.6) por que “Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR” (Amós 8.11).
Busque a Palavra de Deus, examine-a, leia e ore...
Disponha seu coração para buscar a Palavra!

2- Disposição para Cumprir a Palavra: v.10c

De nada adiantaria apenas saber e aprender a Palavra de Deus se não cumprir, “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.22). O maior exemplo é a prática. Bem dizia o provérbio chinês ‘O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo....’. Precisamos cumprir a palavra de Deus, obedecer para então entender.
Às vezes não entendemos a vontade de Deus como Pedro quando Jesus mandou lançar as redes após uma noite de pescaria, mas devemos afirmar “sob as tuas palavras lançarei as redes” (Lucas 5.5).
Muitos não entenderam as palavras de Deus como Josué quando mandou o povo marchar em volta de Jericó e gritar, Naamã quando o profeta mandou se banhar sete vezes no rio Jordão, o cego que Jesus mandou se lavar no tanque de Siloé, os copeiros quando Jesus mandou encher seis talhas de água e muitos outros, mas todos que obedeceram viram se cumprir a Palavra de Deus.
Vemos muitas pessoas que dizem sobre alguém que ainda não se converteu: ‘ele/a conhece a verdade’, mas apenas conhecer não adianta, é preciso cumprir a vontade de Deus. Muitas vezes sofremos por tempos até cumprir algo que Deus manda e só quando resolvemos obedecer é que Ele opera em nós.
Obedeça a Palavra de Deus cumprindo a sua vontade e verá coisas poderosas.
Disponha seu coração para obedecer a Palavra!

3- Disposição para Ensinar: v.10d

Além de buscar a Palavra do Senhor e viver uma vida de testemunho do que pregava, Esdras também se dedicava a ensinar os mandamentos do Senhor. É urgente ensinar a vontade de Deus, pois Jesus nos mandou: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.19,20).
É tempo de pregar a Palavra de Deus em todo o tempo e lugar como diz o mandamento: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6.6-9).
Paulo dizia para o jovem Timóteo: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (I Timóteo 4.2), pois “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16). Então não podemos perder as oportunidades de pregar a Palavra de Deus.
Onde você estiver, conte o que Deus te ensinou, o que tem acontecido em sua vida, as pregações que ouve na igreja, as histórias da Bíblia. Ensine a Palavra de Deus.
Disponha seu coração para ensinar a Palavra!

Disponha seu coração para o Senhor!


CONCLUSÃO

O coração de Esdras era disposto para as coisas de Deus e por isso foi bem sucedido em tudo o que fez. Muitas vezes as coisas dão errado por que estamos com o coração no lugar errado.
Através de Esdras até o coração do rei foi comovido para ajudar na construção do templo de Deus (Esdras 6.22 e 7.27) de modo que o rei Artaxerxes escreveu uma carta e mandou Esdras levar para se apresentar pedindo todo material que precisasse por conta do rei (Esdras 7.11-17).
Muitos cristãos estão desanimados e sem disposição para buscar ao Senhor. No tempo de Esdras o povo também estava desanimado e conformado com o sofrimento. Precisamos um animar o outro como Esdras que animou todo o povo (Esdras 6.22) e até o rei.
Como crentes precisamos retornar à Palavra como prioridade em nossa igreja e vida pessoal. Alguns crentes não querem aprender a Bíblia por que já acham que sabem o que precisam. Outros que sabem não têm compromisso de testemunho de vida para cumprir o que a Bíblia diz. Também faltam pessoas para ensinar a Palavra do Senhor.
Quando temos um coração disposto para Deus somos capazes de contagiar as pessoas com a mesma alegria e disposição de aprender, cumprir e ensinar a palavra de Deus.

Busque, cumpra e ensine a Palavra de Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp