O dizimista rico e o dizimista pobre

-Tema: DÍZIMO



Gênesis 14.18-20 e 28.20-22
-Introdução: Certa vez uma criança recebeu um real de seu pai e ao ver que o pai tinha moedas, pediu ‘papai, me dê em moedinhas’ e o pai o fez olhando o menino pegar as moedas preocupado se não as colocaria na boca, mas notou que colocou uma moeda de dez centavos no bolso esquerdo e as outras no bolso direito. Por isso o pai perguntou ‘por que separou aquela moeda de dez centavos?’ e o menino respondeu ‘é o dízimo papai, eu separei não esquecer’. Aquele homem aprendeu de uma forma prática o que é ser dizimista, um compromisso de entregar dez por cento, não do que sobra, mas de tudo.
Muitas pessoas fazem propósito de ser dizimistas quando conseguirem um emprego melhor ou receber algum dinheiro. Mas o certo é “buscar em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua justiça [o dízimo é para o Reino e é justo] e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33) e “entrega o teu caminho [primeiro] ao Senhor, confia nele e [depois] o mais Ele fará” (Salmos 37.5). Jesus disse: “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lucas 16.10), por isso não podemos esperar ter dinheiro para entregar o dízimo.
Há também aqueles que são fiéis quando ganham pouco e quando recebem muito acham que o dízimo é alto, então deveriam voltar a ganhar pouco pra doar pouco também.

Qual é mais difícil: entregar o dízimo um valor pequeno ou alto?

Vejamos os dois primeiros dizimistas da Bíblia, Abrão e Jacó, um rico e um pobre e seu exemplo de fé:

1º- O dizimista rico - ABRAÃO: Gênesis 15.18-20

Abraão foi o primeiro dizimista.
A atitude de Abraão ao entregar seu dízimo foi baseada na sua fé e em gratidão a Deus que já o tiinha abençoado por que ele era muito rico. O montante do dízimo de Abraão foi enorme, pois entregou dez por cento de tudo o que tinha, daí veio a palavra dízimo.
Abraão poderia pensar que Deus não precisaria de tudo aquilo, nem mesmo o Sumo-sacerdote Melquisedeque iria precisar de tanto. Contudo pela fé, Abraão entregou livremente seu dízimo sem questionar.
O que é ser rico? Ser rico é não sentir falta ou necessidade de nada mais além do que já tem. Sendo assim, mesmo sendo assalariado, se você está satisfeito você é rico. Se você tem o que comer e com que se vestir (Mateus 6.25 e I Timóteo 6.6-9) e ainda pode doar para o próximo e ajudar na construção do Reino de Deus com suas ofertas e o Dízimo, então você é rico.
A palavra de Deus diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (I Timóteo 6.10) e que os ricos estão nestas condições para usar seus recursos para o bem (I Timóteo 6.16,17).
Se você é rico ou tem boas condições, saiba que tudo isso é proporcionado por Deus e a Ele todos são devedores.
Você é rico como Abraão?
Seja grato e fiel no muito que Deus te dá!

2- O dizimista pobre - JACÓ: Gênesis 28.20-22

Jacó era neto de Abraão e certamente sabia da experiência de fé dizimista de seu avô. Mas a realidade de Jacó neste momento era muito diferente, por que estava pobre. Na verdade não tinha nada. Havia perdido tudo. Seu sogro o explorou e ainda não tinha herança. A única coisa quer Jacó pediu a Deus foi comida, roupa e paz (v.20, 21). Mesmo assim Jacó fez o voto de ser fiel prometendo servir a Deus (v.21b) e também edificar a Casa de Deus (v.22a) além de entregar o dízimo de tudo que receber (v.22b).
Jacó poderia pensar que não tinha condições de doar nada. Além disso, Deus não havia lhe pedido nada ou mandado que fosse dizimista. Este desejo surgiu no coração de Jacó baseado tão somente em sua fé, não em seus recursos.
O que é ser pobre? Ser pobre é não ter nada ou ter falta de coisas essenciais como alimento, veste e moradia. Sendo assim se você tem o que precise para viver, você não é pobre. Mas se mesmo tendo algo, sente falta de mais, então você ainda é pobre. Isso pode ser relativo.
Aquela viúva pobre não tinha nada além de uma moedinha, mas não se sentiu pobre o bastante para não conseguir doar. Ela agiu pela fé. Já os outros ofertantes que olhavam deram do que sobrava, por que sentiam necessidade de ter mais (Lucas 21.2,3).
Você é pobre como Jacó?
Seja fiel no pouco e Deus te prosperará!

Seja rico ou pobre, seja FIEL!

CONCLUSÃO

Sabemos que tanto Abraão como Jacó prosperaram muito em sua vida, tendo o dízimo como sua marca de fé e deixando sua experiência de ser fiel no muito e no pouco.
Você é rico?
Entregue o dízimo ao Senhor pela fé como atitude de gratidão pelo que Deus te dá, não querendo ganhar mais embora saibamos que certamente “diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Malaquias 3.10).
Você é pobre?
Seja fiel a Deus no pouco, pela fé e será restituído.
Talvez você questione se seria possível ser dizimista sem ter dinheiro ou salário? SIM! Por que o Dízimo é uma questão de fé e requer uma atitude. Muitos dizem não ter dinheiro para entregar o dízimo, por estar desempregados, mas continuam fazendo seus lanches, compras, lazer e outros sem abrir mão de algo para exercer fidelidade no pouco e então receber a restituição do Senhor. Entretanto já vimos muitos testemunhos de pessoas que sem qualquer condições entregaram seu dízimo e foram abençoadas.
Caro amigo/a, tanto a pobreza como a riqueza são estados de vida que podem ser passageiros, mas a fidelidade é a segurança de como Davi dizia “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Salmos 37.25) ou mesmo sendo ricos como Salomão, possamos pedir: “afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus” (Provérbios 30.8,9).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp